domingo, 27 de outubro de 2013

NOTA DE REPÚDIO DO PÃO E ROSAS ÀS SINDICÂNCIAS NA UNESP!

Desde o mês de Abril, vários campi da UNESP entraram em uma forte mobilização por políticas efetivas de permanência estudantil, contra a estrutura de poder autoritária e elitista da Universidade e contra o PIMESP (Programa de Inclusão por Mérito no Ensino Médio). Alguns campi como Ourinhos, Marília e Assis chegaram a permanecer em greve por mais de 100 dias, com ocupações de prédio de aulas e diretorias e até cortes de rodovia! Nesse período também foi deflagrada uma forte greve das/os trabalhadoras/es onde em alguns campi os docentes também aderiram ao movimento.

No dia 27 de junho, centenas de estudantes ocuparam a reitoria da UNESP, em São Paulo. A partir desta, foi iniciada uma negociação entre as/os estudantes e a Reitoria, desocupamos então, o prédio no mesmo dia. Porém, o movimento estudantil entendeu que as pautas não tinham avançado tanto assim, e haviam margens para que a REItoria manipulasse os encaminhamentos , resolvemos então, novamente lançar mão do método radicalizado de luta com uma nova ocupação do prédio da reitoria nos dias 16 e 17 de julho. Demonstrando seu extremo autoritarismo e intransigência, a REItoria fez o pedido de reintegração de posse e no dia 17 a tropa de choque invadiu o prédio ocupado e prendeu 113 estudantes, levando-os para o 2º DP no Bom Retiro. As/os estudantes mantiveram-se em ato, gritando palavras de ordem por todo o trajeto e também na delegacia.

Nessa semana do dia 15 de Outubro, em meio às fortes lutas do movimento estudantil da USP E UNICAMP, que questionam e combatem diretamente a estrutura de poder autoritária e antidemocrática da Universidade, a REItora da UNESP começa a abrir processos de sindicâncias contra estudantes, alguns que atualmente compõe o nosso DCE provisório, enquadrando-os no regimento disciplinar que foi escrito na Ditadura militar!

Nós do Pão e Rosas entendemos que a criminalização do movimento da Unesp além de ir na contramão da presente conjuntura em que a ocupação da reitoria da USP foi reconhecida como legítima pela justiça de São Paulo, é mais um reflexo da democracia ditatorial que impera na Unesp. Nossa luta por permanecia estudantil também é legítima! E não podemos ser reprimidos por lutar pela Educação Pública gratuita e de qualidade!

Dessa forma, nós do grupo de mulheres Pão e Rosas, repudiamos qualquer tipo de ataque e repressão à USP, UNESP E UNICAMP, bem como apoiamos e defendemos os seus métodos de luta contra uma universidade autoritária e extremamente antidemocrática. É necessário construir uma luta unificada entre as universidades públicas para combatermos e barrarmos a repressão àquelas/es que lutam por uma Universidade Democrática.

ENTENDEMOS QUE A NOSSA LUTA É UMA SÓ! TODO APOIO AS/AOS CAMARADAS DA USP E UNICAMP! NENHUMA REPRESSÃO ÀQUELA/ES QUE LUTAM POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE À SERVIÇO DA CLASSE TRABALHADORA!



Nenhum comentário: