quarta-feira, 2 de março de 2011

EGITO: MULHERES NA REVOLUÇÃO

Relato da ativista política Gigi Ibrahim

Reproduzimos parte do artigo “ Women of the revolution” de Fatma Naib.
tradução de Paula Litcha

A ativista política Gigi Ibrahim desempenhou um papel fundamental em espalhar as notícias sobre os protestos.

"Eu comecei [meu ativismo político] apenas por falar com as pessoas [que eram] envolvidas [no movimento dos trabalhadores]. Então eu me tornei mais ativa e a coisa toda se tornou viciante. Fui a reuniões e participei dos protestos. Aprendi muito rapidamente que a maioria das greves do movimento operário foram iniciadas por mulheres.

Em minha experiência, as mulheres desempenham um papel crucial em todos os protestos e greves. Sempre em que a violência surgir, as mulheres iriam à frente e lutariam contra a polícia, elas seriam espancados tanto quanto os homens. Eu já vi isso durante os protestos de Khaled Said em junho de 2010, quando muitas mulheres foram espancadas e presas. Muçulmanas, cristãs - todos os tipos de mulheres protestaram.

Minha família sempre teve problemas em me ver participando de protestos. Eles me preveniram de ir em relação a minha segurança, porque eu sou uma menina. Eles estavam preocupados com os riscos. Eu tinha que mentir para poder ir aos protestos. Quando a polícia violentamente esvaziou a praça em 25 de janeiro, eu levei um tiro de bala de borracha nas costas ao tentar fugir da polícia enquanto eles nos atacavam com gás lacrimogêneo. Voltei para a praça, assim como muitos outros, no dia seguinte e fiquei lá todo o tempo pelos próximos 18 dias. Como o processo tomou uma escala maior, meu pai ficou cada vez mais preocupado. Em 28 de janeiro , minha irmã queria me trancar em casa. Eles tentaram me impedir de sair, mas eu estava determinado e fui embora. Mudei-me para a casa da minha tia, que é mais próxima da Praça Tahrir, e gostava de aparecer por lá de vez em quando para lavar-me e descansar antes de voltar para a praça. No começo minha família estava muito preocupada, mas como as coisas começaram a aumentar de dimensão, eles começaram a entender e se tornar mais solidários. Minha família não é de forma alguma politicamente ativa.

As condições do dia-a-dia não foram fáceis. A maioria de nós usava o banheiro no interior da mesquita próxima. Outros iam para apartamentos nas proximidades, onde as pessoas gentilmente abriram suas casas para outras usarem. Eu estava na Praça Tahrir em 02 de fevereiro, quando os bandos pró-Mubarak nos atacaram com coquetéis molotov e pedras. Essa foi a noite mais terrível. Fiquei presa no meio da praça. Os arredores da praça eram como uma zona de guerra. Quanto mais as coisas esquentavam, mais determinados em não parar nós nos tornávamos. Muitas pessoas ficaram feridas e muitos morreram, e isso nos levou a continuar e não desistir. Eu pensei que se os bandos armados pró-Mubarak entrassem na praça, aquele seria o nosso fim. Estávamos desarmados, não tínhamos nada. Naquela noite eu senti medo, mas ele se transformou em determinação.

As mulheres desempenharam um papel importante naquela noite. Porque nós estávamos em vantagem numérica, tivemos que defender todas as saídas da praça. Para chegar às saídas entre cada extremidade da praça, pode-se levar até 10 minutos. Assim, as mulheres andavam e alertavam os outros sobre onde havia perigo, certificando-se que as pessoas que estavam lutando trocassem de posições com outras para que elas pudessem descansar antes de entrar na batalha novamente.

As mulheres também foram cuidar dos feridos em clínicas improvisadas na praça. Algumas mulheres estavam na linha de frente atirando pedras com os homens. Eu estava na linha de frente documentando a batalha com a minha câmera. Eu nunca tinha visto ou experimentado algo parecido antes.

Durante os 18 dias, nem eu nem nenhuma das minhas amigas fomos assediadas. Eu dormi em Tahrir com cinco homens ao meu redor que eu não conhecia e eu estava segura. Mas isso mudou no dia em que Mubarak caiu. Os tipos de pessoas que apareceram em seguida, não estavam interessados na revolução. Eles estavam lá para tirar fotos. Eles vieram para o clima de carnaval e então foi quando as coisas começaram a mudar.

Quando o anúncio foi feito, todos nós explodimos em alegria. Eu estava gritando e chorando. Abracei a todos ao meu redor. Eu mudei de um estado de felicidade e choro para um completo choque. Demorou um pouco para acalmar meus ânimos e entender o acontecido.

A revolução não está terminada.

Todas as nossas demandas ainda não foram alcançadas. Temos de continuar. Aqui é onde o verdadeiro trabalho duro começa, mas vai tomar uma forma diferente de organizar ocupações na praça. Reconstruir o Egito vai ser difícil e todos nós temos que participar deste processo. Há greves organizadas exigindo os direitos dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho, e essas são as batalhas para serem vencidas agora."Texto completo em http://english.aljazeera.net/indepth/features/2011/02/2011217134411934738.html


Nenhum comentário: