domingo, 19 de dezembro de 2010

México: Chamado urgente diante do assassinato da companheira Marisela Escobedo Ortiz

CAMPANHA NACIONAL CONTRA O FEMINICÍDIO:
NENHUMA MORTA MAIS!

Por Pan y Rosas - México

Ativista incansável na lita contra os feminicídios e pela punição do homicida de sua filha Rubí Marisol Frayre Escobedo, vítima de seu parceiro na Ciudad Juárez em 29 de agosto de 2008.

O caso de Marisol, deixa completa indignação diante da impunidade dos feminicidios ignorados pelo governo e a morte de ativistas no marco da guerra contra as drogas e a militarização.

Rubi Frayre tinha 16 anos quando foi assassinada por Sergio Rafael Barraza Bocanegra e seu corpo foi encontrado numa fazendo de porcos, uma parte queimado e outra carcomido por cães. Sergio Barraza continua foragido e foi condenado à revelia a 50 anos de prisão, deveria ser preso em julho de 2009, graças a informação dada por Marisela sobre seu paradeiro. Marisela pedia pena máxima de 60 anos de prisão.

Permaneceu preso por homicído grave até abril de 2010 quando foi absolvido num julgamento oral aplicado pelo Estado, apesar de ser um assassino confesso e ter conduzido a polícia até o corpo de Rubí! O Tribunal considerou que a investigação carecia de evidências.

Diante desta injustiça, Marisela, uma enfermeira aposentada, que deixou sua vida de lado para lutar por justiça para sua filha e recolher provas que permitiram a condenação, redobrou os protestos realizados anos atrás, incansável marchou, realizou foros, palestras, fez investigações, organizou-se com mães de outras jovens assassinadas no estado, fez caravanas para a Ciudad de México exigindo a Calderón justiça e fim da impunidade dos feminicidios.

Sem dúvida, em mais um ato de impunidade, na noite de ontem Marisela foi assassinada em frente ao Palácio do Governo, por um homem que disparou com uma arma de fogo em sua cabeça, no acampamento que mantinha para exigir a prisão de Sergio Barraza. “Não sairei daqui até que prendam o assassino de minha filha” foi o que disse ao montar seu pequeno acampamento, onde estava disposta a passar o fim do ano, onde recentemente denunciara os feminicidios no estado, 300 vítimas somente em 2010.

O assassinato de Marisela Escobedo rapidamente se transformou em noticia internacional e a ONU emitiu um comunicado onde condena seu assassinato e a falta de proteção no México aos ativistas sociais. Diante desse escândalo o governador do PRI (Partido Revolucionário Institucional), recém eleito, Cesar Duarte, responsabiliza Rafael Barraza e solicita ao poder judiciário do estado o afastamento dos três juízes envolvidos na liberação do assassino, que lhes retirem os diplomas (fuero), para poder responsabilizá-los pela liberação do assassino e iniciou as investigações sobre a morte de Marisela.

A organização Nossas Filhas de Regresso à Casa, se pronunciou pela punição aos responsáveis e anunciou que não cessarão sua luta contra os assassinatos de mulheres em todo o país.

Como Pan y Rosas nos solidarizamos com as companheiras e, também, com todas as ativistas, feministas e lutadoras por justiça do estado. Exigimos a proteção para todas elas.

Exigimos julgamento e punição para os assassinos de Marisela Escobedo e a prisão imediata e definitiva de Rafael Barraza.

Basta de feminicidios em todo o país. Basta de impunidade!

Fim da militarização do país!

Propomos a todas as organizações de mulheres do país, feministas, ativistas e organizações de direitos humanos, implementar uma campanha nacional contra os feminicidios e reunirmos para discutir ações contra a impunidade.

AGRUPAÇÃO DE MULHERES PAN Y ROSAS
panyrosasmex.blogspot.com panyrosasmexico@gmail.com
Estamos no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: