domingo, 14 de novembro de 2010

SURTO DE CÓLERA NO HAITI: Mais um capítulo criminoso da política de ocupação

Por Simone Ishibashi

O Haiti encontra-se imerso em meio ao agravamento de fome, miséria e sofrimentos inauditos para a população. Em semanas o país se viu sendo assolado pelo pior surto de cólera. Desde meados de outubro cerca de 583 pessoas morreram, enquanto estima-se que cerca de 7 mil pessoas teriam sido infectadas. O surto já atingiu a capital Porto Príncipe. Agravando ainda mais a situação, o país também foi assolado pela passagem do furacão Tomas, que matou 21 pessoas.

Porém, nada disso tem “causas naturais”. O surto de cólera que castiga a população haitiana é uma decorrência direta da política do imperialismo norte-americano, que segue com um imenso contingente de tropas no país, e da ocupação da Minustah, chefiada pelo governo brasileiro de Lula desde 2005. O Haiti, que há cinco anos sofre os efeitos da ocupação foi assolado por um imenso terremoto em janeiro deste ano, que matou milhares de pessoas, e arrasou sua capital. A política dos EUA, da Minustah e da ONU foi de aumentar os efetivos militares e investir em incrementar a repressão sobre o povo. Enquanto isso, a infra-estrutura, precária mesmo antes do terremoto, e reduzida a pó após este, além dos hospitais, escolas e moradias destruídas seguem formando montes de entulhos nas cidades, o que cria as condições para a proliferação de todos os tipos de doenças, gerando uma situação completamente insalubre. A atuação das tropas imperialistas e da Minustah frente ao surto de cólera é mais uma demonstração de que para estes a vida dos haitianos nada vale.

Enquanto o povo haitiano sucumbe na miséria, doença, humilhação e opressão, o governo brasileiro chefiado por Lula, em um de seus últimos atos no poder acaba de aprovar cerca de R$ 10, 1 milhões de indenizações para os familiares de 18 militares que serviram na Minustah. Ao povo haitiano a única coisa que o governo brasileiro dá são mais mortos, mulheres estupradas e repressão a todos que lançados pelo desespero tomam ações que questionam a ordem. Sabe-se que as tropas brasileiras que foram ao Haiti são responsáveis por sangrentos assassinatos em massa, e pela brutal opressão que agrava ainda mais as péssimas condições de vida dos haitianos, que ao contrário do que propaga a imprensa burguesa encontra-se em franca piora desde o início da ocupação em 2005. A reacionária ocupação do Haiti é uma das políticas que será continuidade pela presidente eleita, Dilma Roussef. É preciso acabar com a ocupação do Haiti, reivindicando que toda a ajuda humanitária seja controlada pelas organizações dos trabalhadores e populares.



Nenhum comentário: