quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Amanhã na USP Seminário "Precarização, Apartheid e desmanche". Com Diana Assunção e Ricardo Antunes.

DESFORMAS
Centro de Estudos Desmanche e Formação de Sistemas Simbólicos

DESFORMAS - CENEDIC – CEMARX

Seminário – PRECARIZAÇÃO, APARTHEID E DESMACHE

19.NOV.10 - Sala 100 Prédio das Ciências Sociais- FFLCH

14:30 - DIANA ASSUNÇÃO
(Secretaria de Mulheres do Sintusp e do Pão e Rosas)

A precarização tem rosto de mulher

Com a ofensiva neoliberal que se impôs contra a classe trabalhadora nas últimas décadas, os capitalistas procuraram tirar proveito de todo tipo de divisão nas fileiras do proletariado, para enfraquecer suas lutas e impor condições diferenciadas de exploração. As condições de opressão sobre as mulheres forneceram um dos fatores mais eficazes para esse objetivo.

Nesse sentido, o combate contra a opressão às mulheres, do ponto de vista classista, deve estar conscientemente ligado ao combate a todo tipo de divisão das fileiras da classe trabalhadora, numa perspectiva de luta de classes.

A constituição da Secretaria de Mulheres do Sintusp, não por acaso realizada após a importante greve protagonizada pelo Sindicato em 2009, visa responder a essa questão. De acordo com seus objetivos abertamente declarados, a Secretaria é uma ferramenta de luta do conjunto das trabalhadoras, em aliança com as estudantes. Buscamos desde o início estabelecer uma relação especial com as trabalhadoras terceirizadas da USP, explicando a essas mulheres que queremos estar lado a lado com elas na luta contra a divisão imposta a nossa classe.

15:10 - RICARDO ANTUNES
(IFCH/ UNICAMP)

Do infoproletariado à informalidade ampliada: as formas de ser da precariedade

Nossa aula pretende apresentar algumas teses que conformam o modo de ser da precarização do trabalho hoje.

Vamos explorar analiticamente, os seguintes pontos: a degradação do trabalho no século xx e xxi e suas diferenciações; a era da informatização e informalização do trabalho; a perenidade e a superfluidade do trabalho; o trabalho imaterial e as novas formas do valor, bem como a nova morfologia do trabalho hoje, com destaque para o infoproletariado e a precariedade, dentre outros pontos.


PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA (2010-11) ACESSE O BLOG DO DESFORMAS: http://desformas.blogspot.com/

Nenhum comentário: