terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Um mês do terremoto no Haiti: o grupo de mulheres Pão e Rosas não se esquece!

Na última semana, nós do Pão e Rosas saímos às ruas para deixar nas paredes de Santo André, Campinas e Araraquara nossos cartazes em solidariedade às mulheres e ao povo haitiano. Na sexta feira, dia 12/02, completou-se um mês do terremoto no Haiti, uma catástrofe natural com conseqüências ainda mais brutais pelo fato de ser o Haiti uma semicolônia há séculos oprimida por países como França e Estados Unidos.
Mara Onijá, do Pão e Rosas ABC, declarou que "esses cartazes têm por objetivo alertar os trabalhadores e a população do ABC de que as tropas brasileiras, que estão no Haiti há quase seis anos, ao contrário de ajudar o povo haitiano, comprem o papel de reprimir e garantir a ´ordem´ desejada pelo imperialismo".

Rita Frau, do Pão e Rosas Campinas, lembrou que "a campanha Somos as negras do Haiti coloca-se ao lado de cada mulher haitiana que perdeu seus filhos e parentes no terremoto, enquanto as tropas salvavam os hóspedes dos hotéis de luxo. Estamos aqui pelas mulheres e meninas negras que são estupradas por essas mesmas tropas, enquanto o governo Lula faz demagogia com essa história de missão de paz e ajuda humanitária".

Ane Fernandes, do Pão e Rosas Araraquara sobre 1 mês do terremoto no Haiti diz que "A cada semana que passa, não só do terremoto, mas desde a entrada das tropas brasileiras no Haiti, se mostra cada vez mais necessário a mobilização e organização contra a opressão de mulheres, negros e negras, trabalhadores e trabalhadoras, pois essa grande demagogia de envio de tropas não resulta em nenhuma salvação de nenhum povo, só em assassinato, estupro e exploração. Os cartazes são uma forma de atingir a classe trabalhadora para se levantar e dizer Chega! Fora as tropas dos EUA e da ONU do Haiti! Fora as tropas brasileiras enviadas por Lula que comandam a MINUSTAH!

Leve a campanha Somos as negras do Haiti para sua escola, trabalho, faculdade, bairro. Entre em contato conosco: paoerosasbr@gmail.com

Nenhum comentário: