quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

PÃO E ROSAS NO HAITI: “Ninguém melhor que as próprias comunidades para determinar quais são suas necessidades e quais suas prioridades”

Por Sofía Yáñez, enviada especial do Pan y Rosas - México

Como parte da campanha que o Pão e Rosas vêm desenvolvendo em distintos países da América Latina e no Caribe, em solidariedade com as mulheres e o povo pobre e trabalhador do Haiti, Sofía Yáñez do Pan y Rosas – México viajou para a ilha caribenha, com a colaboração do Pão e Rosas da Argentina, Brasil, Chile e Bolivia.
.
(Léogâne, Haiti) O hospital Cardenal Leger, localizado neste município, hospedou até alguns dias atrás o acampamento “Ajuda ao Haiti”, que durante as últimas semanas tem atendido mais de 3.500 pacientes por semana, oferecendo atenção médica, psicológica e social às comunidades da zona 3 de Léogâne.

Esta iniciativa está conformada por várias organizações, como o Coletivo Mujer y Salud da República Dominicana, e por dezenas de voluntários haitianos, dominicanos e estrangeiros, que têm se entregado a este trabalho com uma dedicação “que não se via em nenhum trabalho pago”, assinala em seu informe de trabalho Rafael Taveras, coordenador geral do acampamento.

Em um contexto onde a ajuda internacional para dezenas de comunidades empobrecidas flui de forma muito lenta, esta iniciativa tem encontrado a chave de seu funcionamento na organização do próprio povo haitiano, sem necessidade do controle militar.

Começou com a visita a umas 15 comunidades da zona, e estabeleceu vínculos com organizações e líderes locais para organizar clínicas móveis e distribuição de alimentos.
"Estamos reforçando as redes sociais onde existem ou promovendo sua formação onde não existem. Ninguém melhor que as próprias comunidades para determinar quais são suas necessidades e quais suas prioridades. Não somos nós, os estrangeiros, que vamos decidir por eles. Eles deverão tomar suas decisões e a nós, cabe apoiá-los e acompanhá-los durante o processo”, afirma Rafael Taveras.
.
As crianças de Léogâne, uns dos principias afetados
.
No Haiti, a metade da população são crianças e jovens. Por isso são maioria no número de mais afetados: maior quantidade de mortos, feridos ou mutilados, órfãos …

Por este motivo, a "Ajuda ao Haiti" tem focado boa parte de seus esforços neste setor da população, privilegiando as consultas pediátricas e oferecendo também apoio emocional e lúdico. Além disso, tem se dirigido diretamente a orfanatos.

Gesner Cledo, um jovem encarregado de atender mais de 40 órfãos em Léogâne, acompanha regularmente o acampamento também em busca de ajuda para seu orfanato. Antes do terremoto as condições para mantê-lo eram quase impossíveis. Hoje, apesar de que o panorama continua difícil, através do acampamento tem conseguido um pouco de ajuda também para outras crianças de sua comunidade.

Mesmo que o acampamento mude sua localização, seguirá trabalhando como até agora, dentro do mesmo município de Léogâne. A organização independente de cada setor das comunidades haitianas, sem dúvida, pode ser seu melhor aporte.

Nenhum comentário: