domingo, 3 de maio de 2009

NAS ELEIÇÕES DO CACS DA PUC-SP...

Pão e Rosas está com a chapa Abaporu!

Os grupos de mulheres em sua grande maioria, por suas próprias reivindicações contestatórias ao status quo vigente de machismo e opressão contra as mulheres, acabam por vezes ficando marginalizados diante dos temas candentes da realidade. Nas universidades, isso não é diferente, e é também uma via de mão de dupla. Se por um lado os grupos acabam se isolando, por outro lado o movimento estudantil dificilmente trata de forma séria o problema da opressão da mulher na universidade, que se expressa desde o conhecimento produzido dentro das salas de aulas até a superexploração das mulheres terceirizadas da limpeza.

É por isso que esse ano, nós do grupo de mulheres Pão e Rosas da PUC-SP, nos posicionamos diante do importante espaço político das eleições do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS), defendendo o programa apresentado pela chapa Abaporu, do qual muitas de nós fazemos parte. Acreditamos que é necessário questionar a estrutura dessa universidade elitista e racista, comandada pela Igreja, instituição que historicamente cumpriu um papel reacionário diante dos direitos das mulheres – e hoje não é diferente, já que Dom Odilo Scherer é um dos precursores das campanhas “em defesa da vida” que se colocam contra o elementar direito ao aborto legal, seguro e gratuito para evitar a morte de milhares de mulheres ensanguentadas na clandestinidade do aborto. Essa mesma instituição também quer que o conhecimento produzido dentro da universidade seja feito “à luz da fé católica”. Por isso nessas eleições gritaremos bem forte: Basta de intervenção da Igreja em nossos corpos! Basta de intervenção da Igreja na Universidade!

Para lutar pelos nossos direitos é necessário, portanto, um Cento Acadêmico militante, que organize os estudantes nas salas de aula, que questione os currículos e o conhecimento produzido, e principalmente, a estrutura da universidade, lutando pelo acesso, pela redução de mensalidades, por bolsas de estudo, pelo fim do vestibular. Ao mesmo tempo, lutando por uma verdadeira aliança entre estudantes e trabalhadores na luta pela incorporação dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas, e também questionando essa ordem de opressão que dentro e fora das universidades é destinado às mulheres.

Grupo de mulheres Pão e Rosas PUC-SP
São Paulo, 04 de maio de 2009

Nenhum comentário: