domingo, 17 de maio de 2009

Franca: as mulheres são as mais atingidas pela crise

“A crise social, com seu cortejo de calamidades,
gravita com maior peso sobre as mulheres
trabalhadoras”. León Trotsky


Está em todos os jornais, noticiários, mas nem precisaria: nós, aqui em Franca, podemos ver e sentir os reflexos da crise econômica mundial: milhares de demissões no setor calçadista e de serviços, e para os que continuam empregados, jornadas de trabalho cada vez maiores e extenuantes e a ameaça constante de retirada dos nossos direitos, para que os patrões continuem a lucrar exorbitantemente e não paguem pela crise do sistema capitalista que eles mesmos criaram.

Nós mulheres, que no Brasil já somos 61% do mercado de trabalho, sentimos agravar em tempos de crise econômica, não só a exploração da nossa força de trabalho, que suga toda nossa disposição para que o patrão que nos paga pouco continue a ganhar muito, mas também as diferentes formas de opressão e violência contra a mulher. Sofremos com o cotidiano assédio moral e sexual, a proibição de relacionamentos entre trabalhadores da mesma fábrica, a coação para não engravidar, a proibição de sairmos por alguns minutos da esteira para amamentar nossos filhos, além de sermos as primeiras procuradas para a realização dos trabalhos mais precarizados. Somos a maioria esmagadora nos trabalhos terceirizados, como nas bancas de pesponto onde somos obrigadas a entregar números altíssimos de sapatos por alguns centavos e em tempo curtíssimo, fazendo com que mesmo estando nas nossas casas, os patrões controlem nossos horários, nossas relações pessoais e familiares. Como se não bastasse, ainda somos responsáveis por todo o trabalho dentro de nossas casas garantindo o cuidado com os filhos, a comida e a roupa lavada, sem sequer sermos remuneradas por isso. A dupla jornada nos impossibilita de termos um momento de lazer, descanso, e principalmente nos impede que nos organizemos com nossas companheiras e nossos companheiros trabalhadores.

Outra forma de opressão que vemos aumentar absurdamente nesses últimos meses, onde o número de demissões na nossa cidade foi o segundo maior do Estado de SP, é a violência física contra a mulher, muitas vezes praticada pelos nossos próprios companheiros, como temos acompanhado nos principais jornais de Franca.

Os dados gritantes de ameaças, agressões e casos de estupros e mortes, que vem ocorrendo sistematicamente na nossa cidade, não podem ser naturalizados por nós por não serem nenhuma novidade ou porque a sociedade baseada no sistema capitalista insiste em nos colocar numa situação inferior a dos nossos companheiros, para servirmos como pilar de sustentação das classes dominantes.

Para darmos um basta nesse tipo de violência, que resulta no intenso movimento diário e faz com que a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Franca seja a mais procurada, com 500 boletins de ocorrência sendo registrados todos os meses ou no assustador número de que a cada 15 segundos uma mulher ser espancada por um homem no Brasil, temos que compreender que para além do agressor, existe uma sociedade de classes e um Estado que legitima e reproduz essa violência.

Embora a opressão contra as mulheres exista antes do sistema vigente, entendemos que esse modo de produção faz uso cotidianamente de construções sociais e culturais de forma conveniente aos interesses capitalistas. Sendo assim, considerando que as questões culturais são subordinadas aos interesses de uma pequena minoria de parasitas em detrimento de uma imensa maioria explorada da população, afirmamos que ao mesmo tempo em que o modo de produção capitalista reforça e aprofunda as diferentes formas de machismo e opressão contra a mulher já existentes, se sustenta e se recria às custas dessas mesmas opressões.

Por tudo isso, é necessário que saibamos identificar nossos verdadeiros inimigos e nós, mulheres, possamos levar adiante a luta contra a opressão que vivemos, sendo apoiadas pelo conjunto da classe trabalhadora.
Não aceitaremos que a exploração vivida pelos nossos companheiros, seja transformada em violência contra nós! Ao contrário, como trabalhadoras, nos somaremos à luta contra toda exploração, para que possamos nos ver livres da opressão que nos impõem.

Por isso lutamos e exigimos que o município construa urgentemente e mantenha casas transitórias para as mulheres agredidas e seus filhos menores, sob comando delas mesmas e sem nenhum aparato policial, pois entendemos o quanto a situação dessas mulheres é ainda mais agravada, quando muitas vezes são levadas a voltarem para o convívio com o agressor, em muitos casos devido a dependência financeira, pela criação dos seus filhos, ou pela própria dificuldade de se libertarem emocionalmente de seus companheiros.

- Que as fábricas e empresas que demitiram ou ameaçam demitir abram imediatamente seus livros-caixa.
- Que nas fábricas, haja comissões de mulheres independentes da patronal, para averiguar e denunciar casos de assédio moral, sexual e qualquer outra discriminação contra nós no ambiente de trabalho;
- Que o Estado garanta subsídios para as desempregadas, assim como acesso à moradia e trabalho;
- Licença para as mulheres vítimas de violência, assim como acompanhamento médico e psicológico, através do acesso aos serviços de saúde de qualidade e gratuitos;
- Que a patronal e/ ou Estado garanta creches para os nossos filhos, acesso às escolas públicas e de qualidade, assim como a criação e manutenção de restaurantes e lavanderias comunitárias.


Pão e Rosas Franca

Nenhum comentário: